Caderno Nitrogênio
By ПМБ
Capa em aquarela e nanquim sobre papel,
miolo em papel vergê 120g (bege),
um papel com espessura ótima para desenhar ou escrever.
Encadernação com linha de algodão.
Formatos A5 e A6
Nitrogen
Forever cycling
from air, to soil, roots, crops, us.
Exercise addict.
Elemental haiku
By Mary Soon Lee
By Mary Soon Lee
Este caderno representa a fixação de nitrogênio (estrutura, função e modelagem
bioinorgânica das nitrogenases).
A nitrogenase é uma enzima que reduz azoto molecular (N2) a amónia (NH3). Esta conversão é a principal etapa na fixação de azoto atmosférico, levada a cabo por organismos diazotróficos.
A enzima é um complexo composto por duas proteínas: a dinitrogénio redutase, uma proteína de ferro-enxofre contendo centros de ferro-enxofre (FeS) do tipo [4Fe-4S], e a (di)nitrogenase propriamente dita, cujo sítio activo é composto por um centro de ferro-molibdénio (FeMo).
Existem duas classes de nitrogenases, classificadas de acordo com o seu dador de electrões: nitrogenases dependentes de proteínas de ferro-enxofre (usualmente a ferredoxina ou a rubredoxina; EC 1.18.6.1) e nitrogenases dependentes de flavodoxinas (EC 1.19.6.1). A dinitrogénio redutase, após activação pelo ATP, recebe os electrões destes dadores, transferindo-os de seguida para o centro FeMo via um centro [8Fe-7S] (centro P). O centro FeMo pode então efectuar a catálise. Os centros P e FeMo são encontrados em exclusivo nas nitrogenases.
Comments
Post a Comment