Caderno Lonsdaleíta
By ПМБ
Capa em aquarela e nanquim sobre papel,
miolo em papel vergê 120g (bege),
um papel com espessura ótima para desenhar ou escrever.
Encadernação com linha de algodão.
Formatos A5 e A6
Carbon
Show-stealing diva,
throw yourself at anyone,
decked out in Diamonds.
Elemental haiku
By Mary Soon Lee
By Mary Soon Lee
A lonsdaleíta é um polimorfo hexagonal de carbono encontrado em meteoritos, assim chamado em homenagem a Kathleen Lonsdale. É uma forma semelhante ao diamante, no entanto hexagonal. Encontrada pela primeira vez em 1967 em cristais microscópicos associados ao diamante em restos de meteorito no Arizona.
Crê-se que no impacto do meteorito com grafite contra a Terra, o calor e a energia do impacto possam transformar a grafite em diamante mantendo a sua estrutura hexagonal. As amostras encontradas apresentam impurezas e falhas estruturais. Esse minério é 58% mais duro que o diamante industrial mais resiliente segundo simulações em computador.
Possui cor negra, brilho diamantínico. Cristais <3mm, configuração pseudocúbica, octaédrica. Defracção 2.06,2.19,1.26. a=3 b=0 c=4 α=0° β=0° γ=0° Z=4
Encontrada em Tunguska, Rússia e em outros impactos de meteoritos.
O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo. Sua massa molar é de 12,011 g/mol e na natureza são encontrados três isótopos do carbono, que são: o carbono-12, carbono-13 e carbono-14. O C-12 possui seis prótons e seis nêutrons no núcleo e é o mais abundante.
Comments
Post a Comment